E-mail marketing

O seu email marketing é eficiente?

No dia 29 de Outubro de 2014, o e-mail comemorou os seus 45 anos! Estamos perante uma forma de comunicação digital que já tem algum tempo, mas que não perdeu o seu potencial. o Segredo está em saber usar o e-mail marketing de uma forma eficiente.

O email marketing tem como objetivo criar um relacionamento de longo prazo entre as empresas e o seu público-alvo.

Pode ser utilizado para divulgar a oferta de produtos e/ou serviços, novidades, promoção de eventos, descontos.

Para uma campanha de email marketing de sucesso:

1. Calendarize as suas ações, promoções, lançamentos, eventos. Aproveite datas comemorativas. Desta forma, pode planear com antecedência todas as etapas de uma campanha.

2. Não compre listas de emails. O resultado pode ser negativo por se tratar de uma prática desonesta e não autorizada gerando desconfiança logo desde o primeiro contacto e consequentemente pouco retorno.

3. Invista na criação da sua própria lista de contactos oferecendo conteúdo, promoções em troca de registo. O resultado será uma lista qualificada de contactos realmente interessados nos seus produtos e/ou serviços.

4. Aproveite a mensagem de boas-vindas a seu favor que é a mais lida agradecendo a confiança depositada. Faça uma oferta especial, uma promoção que traga um maior retorno.

5. Não envie emails com elevada frequência para não cansar o destinatário. O envio excessivo pode conduzir à desistência do registo inicial de receção.

6. Siga as boas práticas e coloque sempre a opção de cancelamento de receção de email marketing. Deste modo, evita que a mensagem seja marcada como spam e pode ser uma boa oportunidade para descobrir a causa da insatisfação.

7. Quanto ao tamanho ideal, é recomendada uma largura máxima de 600 pixels.
Em relação à altura quanto menor, melhor! Deve manter a mensagem principal dentro dos primeiros 200 píxeis de altura de modo a conquistar a atenção para a leitura do restante conteúdo.
O HTML deve ter até 30kB e a soma das imagens até 100kB

8. Crie um layout atrativo e simples seguindo o padrão da identidade visual da empresa. O ideal é equilibrar a parte visual com a textual. O impacto visual pode levar uma campanha ao sucesso.

9. Crie uma linha de assunto curta, interessante e direta revelando logo o propósito! Não ultrapasse os 70 caracteres. Seja criativo e objetivo. Evite termos formais e aposte no tratamento pessoal para que os seus emails sejam abertos. Se possível, personalize o email com o nome do destinatário.
10. Evite emails longos e forneça conteúdo de qualidade. O tempo de atenção do cliente é reduzido. Otimize-o com informação importante e direta. Priorize a criatividade, a imaginação, a componente emocional e a experiência que o público-alvo sentirá ao rececionar o email. Insira vários links, ofereça informações interessantes e agregue-as aos seus produtos e/ou serviços.

11. Estimule a interação. Utilize a estratégia de chamada para a ação(call to action)  através de um link, de um botão que direciona o destinatário para a página pretendida resultando num número mais elevado de cliques.

O sucesso passa por seguir estas dicas para desenvolver uma campanha de email marketing consistente aumentando as vendas e conquistando a confiança do seu público-alvo.

Fonte: Portal Marketing Digital 

Clique aqui e teste agora os seus conhecimentos através de um Quiz!

  • Pedro Soares

    Olá!

    Antes de mais, parabéns pelo livro excelente. Tem sido uma leitura esclarecedora e de aplicação direta na minha atividade profissional.

    Aproveito para deixar uma pequena correção:

    Na página 93, onde fala das Plataformas de E-mail Marketing, indica que o MailChimp permite enviar 2000 e-mails grátis.
    A informação correta será 12000 e-mails grátis por mês e ter até 2000 subscritores:
    http://mailchimp.com/pricing/

    Continuação do bom trabalho.

    Cumprimentos,

    Pedro Soares

    • Obrigado pelo comentário Pedro, é isso mesmo 🙂

      • Vasco, realmente é muito bom o teu livro. Parabéns! Criei uma conta na tua plataforma Moodle, tentei aceder as respetivas informações de alguns cursos, mas não tive acesso. É assim mesmo ou faltou fazer algo?

        Abraço.

    • Obrigado pela correção.

  • Comprei há poucos dias o livro (na livraria Bertrand, em Lisboa) e, embora não o tenha lido na sua totalidade, está me servindo como um excelente recurso digital para melhorar os meus conhecimentos na área. É uma excelente opção para quem deseja aprender a aprender e a trabalhar pela internet.

  • Bárbara Reis

    Boa tarde, precisava de saber em que ano esta publicação foi colocada aqui ou quando foi a última vez que foi actualizada. Obrigada